Responsabilidade Sócio Ambiental

maio 07, 2017 0 Comments A+ a-

É Importante cuidar do meio-ambiente. Plantar hoje. Colher amanhã
*foto: Ipoema.org

Podemos definir como responsabilidade sócio ambiental, as posturas adotadas por empresas de forma espontânea que tem por objetivo o bem-estar da sociedade. As empresas atuam a partir do princípio de relevância para comunidade, consequentemente acabam contribuindo com a política social. As empresas, através de anos de existência, foram desligadas dessas questões, mesmo se tratando de um contexto do qual ela está inserida. 

Está surgindo uma forma de gestão que se populariza cada vez mais, abordando o lado social e o ambiental, tendo em vista que no cenário atual, é importante que a empresa tenha seu nome vinculado a condutas positivas, com ações que visam a preservação de recursos ambientais, culturais e humanos.

As empresas que seguem as ações sociais costumam trabalhar com projetos comunitários  e culturais, direcionado ao público de baixa renda, dentre essas ações a preservação da natureza, como conservação das praças e locais públicos. Tais atitudes são relevantes, observando que cada vez mais o nosso planeta sofre com a degradação, uma determinada parcela dessa culpabilidade se dá a irresponsabilidade das empresas. Observa-se, que no dia 5 de novembro de 2015, ocorreu uma das maiores devastadoras tragédias ambientais no Brasil.


                                                (Entenda melhor o que ocorreu em Mariana)



No município de Mariana, em Minas Gerais, uma barragem administrada pelo grupo Samarco se rompeu, trouxe consigo mais de 62 milhões de metros cúbicos de vestígios de mineração.
Embora a administradora Samarco tenha garantido que não há perigo, esses resíduos trouxeram grandes problemas aos ecossistemas. Neste caso, é possível analisar o descaso da empresa com o meio ambiente e com a vida humana. Porém, nem todas as empresas se comportam desta maneira, a exemplos de responsabilidade ambiental demonstrado pela rede de varejo Wal-Mart.

Nos últimos anos, juntamente com o poder público, para minimizar o impacto da degradação da natureza, as empresas finalmente resolveram agir de forma humana, uniram-se e formaram diversos pactos ambientais, cujo único objetivo é a preservação da  vida e do meio ambiente. 


Em 2009, houve uma iniciativa inédita realizada entre empresas brasileiras e multinacionais, esse projeto adotou o compromisso pela sustentabilidade, em 5 anos essa ação alcançou mais de 160 empresas.

Esse modelo adotado pela empresa de varejo Wal-Mart, consiste em três estratégias:

Amazônia – Combater as condições degradantes de trabalho nas cadeias de soja, madeira e pecuária. Capacitar, orientar e incentivar a certificação de fornecedores, e verificar a origem de matérias-primas, para afastar o risco de vinculação com o desmatamento amazônico.
Compras responsáveis – Rever o ciclo de vida dos produtos avaliando, junto à cadeia de fornecedores, o desenvolvimento, o processo produtivo, o transporte, a venda e o descarte, apostando em aspectos de inovação, ecoeficiência e conformidade sócio-ambiental.
Gestão de resíduos – Reduzir o número de embalagens e sacolas plásticas e diminuir a destinação de lixo a aterros sanitários, bem como estimular a prática da reciclagem, entre outras iniciativas.



Esses três pontos, segundo o site do WalMart  foram utilizados como requisito padrão para preservação do meio ambiente, visto a importância dessas ações a médio e longo prazo para o planeta.






Bibliografia:
*acesso em 28 de Abril:  http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/responsabilidade-social-empresarial
*acesso em 28 de Abril: http://www3.ethos.org.br/cedoc/responsabilidade-social-empresarial-e-sustentabilidade-para-a-gestao-empresarial/#.WQZ0IUXyu70
*acesso http://www.walmartbrasil.com.br/responsabilidade-corporativa/sustentabilidade/pacto-pela-sustentabilidade/